Storm Cheats

    Como funciona o PlayStation 3?

    Compartilhe

    Lankys
    Membro
    Membro

    Mensagens : 14
    Pontos : : 40
    Agradecimento : : 0
    Data de inscrição : 18/02/2011

    Como funciona o PlayStation 3?

    Mensagem  Lankys em Sex Fev 18, 2011 7:11 pm

    O PlayStation 3, também conhecido apenas por PS3, é o terceiro console de jogos produzido pela Sony, oficialmente lançado para o público em 11 de novembro de 2006. Ele concorre diretamente com o Xbox 360 e o Wii, todos dentro da sétima geração deste gênero de aparelho. Hoje, são mais de 22 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

    Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais os dados que você já conhecia sobre o PS3, além de acrescentar informações muito úteis para quem quer conhecer melhor a máquina. Confira, nas linhas abaixo, um apanhado completo sobre um dos melhores consoles da atualidade.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    Cell


    O núcleo de processamento do PS3 leva o nome de Cell, e foi desenvolvido por uma parceria da Sony com a Toshiba e a IBM. O componente é um resultado do trabalho de cerca de 400 engenheiros, durante aproximadamente quatro anos de desenvolvimento.

    Em termos básicos, o processador contém um elemento central de processamento, além de oito núcleos menores, que dividem as tarefas a serem processadas no console. Um dos núcleos é exclusivo para o sistema operacional, e outro funciona como uma unidade de reserva, prevendo o mau funcionamento dos seis principais.

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    Todo esse sistema de processamento mede 90 nanômetros, conta com 234 milhões de transistores e atinge a velocidade de 3.2 GHz. Se comparado à velocidade do processador do PS2, cerca de 300 MHz e com pouco mais de 10 milhões de transistores, nota-se um salto enorme de potência entre as gerações de consoles.
    Gráficos


    Como em um computador convencional para jogos, de nada adianta ter apenas um ótimo processador sem um chip gráfico dedicado de qualidade. A unidade de processamento gráfico do PS3 leva o nome de RSX, uma sigla em inglês para sintetizador de realidade.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


    O Chip é baseado na arquitetura das placas de vídeo da série 7 da Nvidia, sendo, em potência efetiva, muito semelhante aos modelos GeForce 7800. Vale lembrar que o console foi lançado em 2006, época em que esses chips eram os mais eficientes, obviamente ultrapassados dentro dos padrões atuais de placas de vídeo para computadores.

    Esse é um dos principais motivos pelos quais os gráficos nos jogos para computador em geral superam o que vemos nos consoles. Hoje, as placas de vídeo são extremamente poderosas se comparadas às do PS3 ou Xbox, lançadas cerca de três anos atrás.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    foram lançados cinco modelos do PS3, que diferem substancialmente pela sua capacidade de armazenamento, além de acessórios presentes em apenas algumas das versões. Os modelos contam com 20, 40, 60, 80 e até mesmo 160 GB de HD, embora este último seja bem limitado devido à menor produção.

    O PS3 conta com diversos dispositivos e entradas interessantes, tornando-o uma estação multimídia completa. Confira uma pequena lista deles logo abaixo:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


    • Saída de vídeo composto
    • Saída de vídeo componente
    • Saída de vídeo HDMI
    • Conexão Bluetooth 2.0
    • 1 porta Gigabit Ethernet
    • 2 ou 4 portas USB, dependendo do modelo
    • Conexão Wi-Fi (Exceto no modelo de 20 GB)
    • Leitor de cartões (Modelos de 60 e 80 GB)
    • Compatível com o PS2 (Modelos de 20, 60 e 80 GB)

    Apesar da grande importância de todos esses aspectos, um dos maiores destaques presentes no PS3 é seu leitor de Blu-ray, capaz de rodar jogos e filmes em altíssima resolução, se adequando aos novos padrões de mídia criados pela própria Sony. Muitos usuários de televisores de alta definição compraram o aparelho não apenas motivados pelos jogos, mas pela possibilidade de assistir aos filmes em Blu-ray.

    Além desse tipo de mídia, o aparelho reconhece também os modelos básicos de CDs e DVDs, incluindo, nos modelos de 20, 60 e 80 GB, a reprodução do formato Super Audio CD, uma espécie de mídia de áudio especial desenvolvida pela Sony.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    Sem dúvida, o acessório fundamental em um console é seu controle, que, no caso do PS3, foi inicialmente o Sixaxis. Sem a função vibratória, o joystick foi um tanto criticado pelos usuários, acostumados com o controle do PS2.

    No entanto, o PS3 conta com acelerômetros, que são sensores de movimento que podem ser utilizados em alguns jogos, como acontece em MotorStorm. A conexão com o console é feita por Bluetooth e suporta até sete controles conectados simultaneamente ao aparelho.

    DualShock 3

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

    Atendendo às reclamações dos usuários, o novo controle para o PS3 foi lançado, em 11 de novembro de 2007, exatamente um ano após a chegada do aparelho no Japão. Como o próprio nome já deixa claro, o joystick conta com as mesmas funções do Sixaxis, incorporando desta vez a função de vibração em seu funcionamento.

    Desde seu lançamento, a grande maioria dos jogos importantes já conta com funções especiais para o controle. A Sony também disponibilizou atualizações em seu software para comportar melhor as novas características do acessório, sem causar problemas para os usuários.
    PlayStation Eye

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Sem mais comentários, a PlayStation Eye é a câmera de vídeo oficial do PS3. Ela atua em diversos jogos do console, incluindo reconhecimento facial em grande parte deles, o que permite colocar seu próprio rosto em personagens, por exemplo. Com a chegada do novo controle com captação de movimento da Sony, a câmera se tornou peça fundamental do processo.

    Além dos acessórios oficiais do console, há uma vasta gama de controles, teclados, headsets e outros componentes que podem ser ligados a ele via Bluetooth ou USB. Além disso, alguns jogos, como Guitar Hero e Rock Band, contam com o seu próprio conjunto de aparelhos especiais para tornar tudo ainda mais divertido.

    Créditos:
    Imagens (Google e PS3 Blog)
    Conteúdo (Google - Baixaki - Outros Blogs)
    Postado e Organizado (por mim)


      Data/hora atual: Sab Dez 10, 2016 3:16 pm